domingo, 4 de diciembre de 2011

Pronome Relativo QUE

Exercícios e atividades de  analise sintática da palavra "que" com  gabaritos, útil para professores aplicarem e para estudantes testarem seu aprendizado.


A palavra ”Que” é pronome relativo nas frases que se seguem. Dê a sua função sintática:

26) Esta é a casa em que nasci.
Que é ______________________________ 

27) A informação de que mais gostei foi aquela:
Que é ______________________________ 

28) Há sempre solidão em torno dos que caem:
Que é ______________________________ 

29) Tudo o que vem do acaso carece de firmeza:
Que é ______________________________ 

30) Ninguém pode ter tudo aquilo que deseja:
Que é ______________________________ 

31) Eu fui o que tu és, tu serás o que eu sou:
Que é ________________________________ 

32) “É teu amigo aquele que na ocasião do perigo te ajuda”:
Que é ______________________________ 

33) A demora excita sempre os que amam:
Que é ______________________________ 

34) O conto a que fases referências não é tão importante assim:
Que é ______________________________ 

35) Ela me fez uma pergunta a que- não poderia responder:
Que é ______________________________ 

36) O animal de que mais tenho medo é o urso:
Que é ______________________________ 

37) De que conversaremos hoje?
Que é ______________________________ 

Gabarito:
26. adj. Adv. de lugar
27. obj. indireto
28. sujeito
29. sujeito
30. obj. direto
31. predicativo/ predicativo
32. sujeito
33. sujeito
34. complemento nominal
35. obj. indireto
36. complemento nominal
37. adj. Adv. de assunto

viernes, 18 de noviembre de 2011

Simbolos para o computador!

Símbolos da tecla “Alt”
Para a maioria dos notebooks, tecle: Alt + Fn + numeros do notebook (não são os
números principais).
Em teclados normais pressione apenas Alt + numero do símbolo.
Alt + 128= Ç
Alt + 131= â
Alt + 133= à
Alt + 135= ç
Alt + 136= ê
Alt + 144= É
Alt + 147= ô
Alt + 160= á
Alt + 161= í
Alt + 162= ó
Alt + 163= ú
Alt + 164= ñ
Alt + 165= Ñ
Alt + 181= Á
Alt + 182= Â
Alt + 183= À
Alt + 198= ã
Alt + 199= Ã
Alt + 210= Ê
Alt + 214= Í
Alt + 224= Ó
Alt + 226= Ô
Alt + 228= õ
Alt + 229= Õ
Alt + 233= Ú

domingo, 25 de septiembre de 2011

Preterito mais-que-perfeito do indicativo

Há diferenças tanto semântica (sentido) quanto morfologicamente (forma). Morfologicamente porque esta forma verbal praticamente não existe mais na língua portuguesa FALADA no Brasil. Mas ainda é comum na escrita. Como ela não é usada na fala, o leitor despreocupado com a gramática praticamente não consegue mais distingui-la do passado perfeito (falara = falou).

Aí entramos na semântica: para o brasileiro, a forma "Tinha falado" é usada para realçar o ato , portanto ela é uma forma bem diferente de FALARA (que como eu disse, é igual ao passado simples para ele). Originalmente, claro, o pretérito mais que perfeito simples também é uma forma de realçar o ato, mas este sentido de realce só os falantes de Portugal é que conseguem perceber.

Sintaticamente, no texto, o uso do pretérito-mais-que-perfeito simples, ou da forma composta, é usado para indicar que a ação veio antes de outra(s), e também é uma alternativa para que o passado simples não fique se repetindo. Por exemplo:

- Ele chegou, sentou-se e fez um café. Tinha falado (ou falara) sobre aquele assunto com ela.

Note que o FALARA ou TINHA FALADO indica que esta ação aconteceu antes de todas as outras. No Brasil, pelas direrenças que eu falei, o autor do texto pode preferir usar o advérbio para marcar bem essa diferença, o que em Portugal poderia ser dispensado. Por exemplo:

- Ele chegou, sentou-se e fez um café. Tinha falado (ou falara) sobre aquele assunto com ela antes.

fonte: Moderna Gramática Portuguesa

Quando é feminino ou masculino?

 A categoria gramatical de gênero frequentemente é confundida com a noção de sexo. Cumpre lembrar que são noções distintas. O sexo é o conjunto das características que diferenciam o macho da fêmea; o gênero, em gramática, é uma categoria que distingue, em português, um nome masculino de um nome feminino, seja esse nome referente a um ser sexuado ou não.

As gramáticas, em relação à categorização do gênero, de uma maneira geral, acabam não sendo muito elucidativas, a ponto de dizerem simplesmente que são masculinos os nomes a que se pode antepor o artigo o - o livro, o telefone, o relógio - e são femininos os nomes a que se pode antepor o artigo a - a mesa, a cama, a pulseira.

Após a leitura dessa definição, a pergunta que se pode fazer é por que determinado substantivo é masculino e outro feminino? Qual a regra? "Sofá" é masculino (o sofá). Será que isso ocorre pelo fato de ele ser maior e mais pesado do que "a poltrona", substantivo feminino? Claro que se percebe, na verdade, que a distinção de gênero não é, e está longe de ser, racional.

Trata-se de uma divisão absolutamente aleatória. Pode-se tentar estabelecer uma normatização, ao se perceber que a maioria dos substantivos terminados em o são masculinos e os terminados em a são femininos. Pense em "o banco" e "a cadeira". Essa é uma verdade, mas sobram os nomes terminados por outras vogais e consoantes. Como explicar, então, o fato de "cabide" ser masculino (o cabide) e "parede" ser feminino (a parede)? Há ainda as exceções (o mapa, a união)... E o estrangeiro sofre, quando deixa "o chave cair na chão", tentando entender o inexplicável.

Pelo fato de a distinção de gênero ser aleatória, ela varia de língua para língua. No alemão, por exemplo, não existem dois, mas três gêneros: masculino, feminino e neutro. No latim também ocorria essa divisão. Em línguas próximas ao português como o francês, o espanhol e o italiano, há diferenças. "O mar", masculino em português, é feminino em francês (la mer), a nossa "ponte" é il ponte em italiano, e "a arte" é palavra masculina em espanhol (el arte).

Classificação questionável
Isso quer dizer que, para aprender a classificar os substantivos de acordo com o gênero, é necessário memorizá-lo, determinando-o com um artigo: o clima, o sol, a lua, o trovão, a tempestade... Esse aprendizado ocorre desde a infância. Ao decorar o nome de um objeto, a criança já caracteriza seu gênero sabendo que seus brinquedos são a bola, o balde, a boneca, o carrinho...

Volto a insistir que a categoria de gênero é uma noção gramatical, que não tem a ver com sexo. Prova-se essa afirmação, verificando-se que "vítima", por exemplo, é um substantivo feminino (a vítima), seja ela um homem ou uma mulher.

Como se não bastasse a dificuldade de caracterização em que o uso acaba se pautando mesmo na tradição, as gramáticas normativas, seguindo a Nomenclatura Gramatical Brasileira, apresentam uma classificação bastante questionável, falando em substantivos epicenos, sobrecomuns e comuns de dois. Além disso, percebe-se que muitos manuais falam em correspondência entre masculino e feminino por heteronímia (homem/mulher) ou sufixação (galo/galinha). Na verdade, muitos nomes que pouco esclarecem.

Categorias
Aceita a questão da aleatoriedade do gênero, resta perceber que, em português, há, por um lado, substantivos na língua que são sempre masculinos (livro, sofá) e substantivos que são sempre femininos (mesa, cadeira). Por outro lado, há pares de substantivos em que se verifica para uma forma masculina, uma forma feminina correspondente.

Para facilitar a compreensão de como ocorre a categorização de gênero em português e evitar nomes desnecessários, analisemos os pares: o gato/ a gata; o homem/ a mulher; o galo/ a galinha; o tatu (macho)/ o tatu (fêmea); o estudante/ a estudante.

No primeiro caso, o par gato/gata mostra o processo de flexão de gênero. O o final de "gato" dá lugar ao a de "gata", mantendo-se o mesmo radical. Pode-se dizer que são formas diferentes da mesma palavra marcadas pela oposição o/a. O mesmo ocorre com menino/menina, lobo/loba. Em autor/autora, peru/perua, a oposição se dá entre um vazio que marca o masculino (autor + Ø) e o a que marca o feminino (autor + a). Não deixa de ser um caso de flexão.

No segundo caso, as duas palavras, "homem" e "mulher" apenas se correlacionam semanticamente. Dizer que "mulher" é o feminino de "homem" é confundir flexão de gênero com um processo de analogia semântica entre duas palavras da língua. Nesse caso não há flexão e pode-se dizer que "homem" é uma palavra de gênero masculino e "mulher" uma palavra de gênero feminino.

Sufixos correspondentes
Observando o par galo/galinha vê-se que a correspondência ocorre pela sufixação. À forma masculina "galo" foi acrescentado o sufixo -inha para formar-se "galinha". Também aqui não se pode falar em flexão, pois uma palavra foi formada a partir de outra, uma é derivada da outra. A correspondência entre a palavra masculina "galo" e a feminina "galinha" ocorre por derivação.

Em o tatu macho/ o tatu fêmea, percebe-se pelo uso do artigo que "tatu" é uma palavra masculina que não sofre flexão de gênero. O mesmo ocorre com "jacaré".

O último par (o estudante/ a estudante) mostra que a oposição masculino/feminino se dá apenas pela variação do determinante (artigo). O mesmo ocorre com "dentista" e "repórter". Também não há flexão. Parece que, nesse caso, isso é evidente, uma vez que a forma da palavra (estudante) sequer variou.

O problema maior é estabelecer até que ponto os substantivos devem ser comuns de dois gêneros e até que ponto devem sofrer a flexão de gênero. Percebe-se, principalmente no que diz respeito aos nomes que denominam profissões ou cargos, que há uma necessidade de marcar o feminino.

Essa necessidade surge do uso. Como até há pouco tempo a mulher exercia poucas profissões, esses problemas não apareciam na língua, mas à medida que a mulher foi entrando no mercado de trabalho surgiram necessidades e as primeiras confusões.

São comuns de dois os substantivos "assistente" (o assistente/ a assistente), "estudante" (o estudante/ a estudante), mas já se aceita a flexão em "presidente" (o presidente/ a presidenta). Se "presidenta" não causa mais estranhamento, o que dizer das formas dicionarizadas "oficiala" e "sargenta"? O feminino de "cabo" seria, então, "caba"? Isso acaba com qualquer um. Mesmo porque certos femininos soam como pejorativos. "Chefa" é um bom exemplo.

Tipos de substantivos
Por que todo esse problema? Porque parece ser necessário associar gênero feminino a sexo feminino.
Confusões maiores surgem quando as formas femininas são idênticas aos nomes das ciências ou disciplinas. O músico/ a música, o químico/ a química, o gramático/ a gramática. "Música", "química", "gramática" são mulheres? Confuso, não é? Apela-se então para a sufixação: o músico, a musicista. Parece artificial? Cecília Meireles queria ser chamada de "poeta" e não de "poetisa"...

Sem mais divagações, a partir dessa análise chega-se à conclusão de que em português há os seguintes tipos de substantivos:

1) os substantivos de gênero único que não sofrem flexão:
femininos: o sofá, a cadeira, a mulher, a onça, a galinha;
masculinos: o livro, o sofá, o homem, o tatu, o galo.
2) os substantivos de dois gêneros:
que não sofrem flexão: o estudante/ a estudante, o dentista/ a dentista;
que sofrem flexão: o gato/ a gata, o menino/ a menina, o lobo/ a loba.
fonte: revistalingua.uol.com.br

 

Flexão de género dos substantivos

Terminação (regras gerais) Feminino Exemplos
-o átono muda para -a aluna, gata
-consoante acrescenta -a autora, burguesa
Terminação (particularidades) Feminino Exemplos
-ão muda para -oa, -ã, -ona leoa, patroa, aldeã, cidadã, comilona, sabichona
-or muda para -eira bordadeira
-dor, -tor (alguns casos) muda para -triz atriz, imperatriz
-eu muda para -eia ateia, europeia
-e não muda (tem excepções: elefanta, infanta) cliente, amante

Masculinos e femininos de radicais diferentes

Alguns substantivos têm uma forma para indicar os seres do sexo masculino e outra para os do sexo feminino. Assim:
Masculinos e femininos de radicais diferentes
Masculino Feminino
Bode Cabra
Boi Vaca
Cão Cadela
Carneiro Ovelha
Cavalheiro Dama
Cavalo Égua
Compadre Comadre
Frei Sóror ou soror
Genro Nora
Homem Mulher
Macho Fêmea
Marido Mulher
Padrasto Madrasta
Padrinho Madrinha
Pai Mãe
Zangão Abelha
Fonte: www.priberam.pt

Ortografia uso do ç, s, ss, z, x…

Regras Sobre o Uso de ç, s, ss, z, x…

Grupo 01
a) Usa-se ç em palavras derivadas de vocábulos terminados em TO:
intento = intenção
canto = canção
exceto = exceção
junto = junção

b) Usa-se ç em palavras terminadas em TENÇÃO referentes a verbos derivados de TER:
deter = detenção
reter = retenção
conter = contenção
manter = manutenção
c) Usa-se ç em palavras derivadas de vocábulos terminados em TOR:
infrator = infração
trator = tração
redator = redação
setor = seção

d) Usa-se ç em palavras derivadas de vocábulos terminados em TIVO:
introspectivo = introspecção
relativo = relação
ativo = ação
intuitivo – intuição

e) Usa-se ç em palavras derivadas de verbos dos quais se retira a desinência R:
reeducar = reeducação
importar = importação
repartir = repartição
fundir = fundição

f) Usa-se ç após ditongo quando houver som de s:
eleição
traição
Grupo 02

a) Usa-se s em palavras derivadas de verbos terminados em NDER ou NDIR:
pretender = pretensão, pretensa, pretensioso
defender = defesa, defensivo
compreender = compreensão, compreensivo
repreender = repreensão
expandir = expansão
fundir = fusão
confundir = confusão

b) Usa-se s em palavras derivadas de verbos terminados em ERTER ou ERTIR:
inverter = inversão
converter = conversão
perverter = perversão
divertir = diversão
c) Usa-se s após ditongo quando houver som de z:
Creusa
coisa
maisena

d) Usa-se s em palavras terminadas em ISA, substantivos femininos:
Luísa
Heloísa
Poetisa
Profetisa

Obs: Juíza escreve-se com z, por ser o feminino de juiz, que também se escreve com z.
e) Usa-se s em palavras derivadas de verbos terminados em CORRER ou PELIR:
concorrer = concurso
discorrer = discurso
expelir = expulso, expulsão
compelir = compulsório

f) Usa-se s na conjugação dos verbos PÔR, QUERER, USAR:
ele pôs
ele quis
ele usou

g) Usa-se s em palavras terminadas em ASE, ESE, ISE, OSE:
frase
tese
crise
osmose


  • Exceções: deslize e gaze.

  • h) Usa-se s em palavras terminadas em OSO, OSA:
    horrorosa
    gostoso

  • Exceção: gozo

  • Grupo 03 a) Usa-se o sufixo indicador de diminutivo INHO com s quando esta letra fizer parte do radical da palavra de origem; com z quando a palavra de origem não tiver o radical terminado em s:
    Teresa = Teresinha
    Casa = casinha
    Mulher = mulherzinha
    Pão = pãozinho

    b) Os verbos terminados em ISAR serão escritos com s quando esta letra fizer parte do radical da palavra de origem; os terminados em IZAR serão escritos com z quando a palavra de origem não tiver o radical terminado em s:
    improviso = improvisar
    análise = analisar
    pesquisa = pesquisar
    terror = aterrorizar
    útil = utilizar
    economia = economizar

    c) As palavras terminadas em ÊS e ESA serão escritas com s quando indicarem nacionalidade, títulos ou nomes próprios; as terminadas em EZ e EZA serão escritas com z quando forem substantivos abstratos provindos de adjetivos, ou seja, quando indicarem qualidade:
    Teresa
    Camponês
    Inglês
    Embriaguez
    Limpeza

    Grupo 04
    a) Os verbos terminados em CEDER terão palavras derivadas escritas com CESS:
    exceder = excesso, excessivo
    conceder = concessão
    proceder = processo

    b) Os verbos terminados em PRIMIRterão palavras derivadas escritas com PRESS:
    imprimir = impressão
    deprimir = depressão
    comprimir = compressa

    c) Os verbos terminados em GREDIRterão palavras derivadas escritas com GRESS:
    progredir = progresso
    agredir = agressor, agressão, agressivo
    transgredir = transgressão, transgressor

    d) Os verbos terminados em METERterão palavras derivadas escritas com MISSou MESS:
    comprometer = compromisso
    prometer = promessa
    intrometer = intromissão
    remeter = remessa

    Grupo 05
    a) Escreve-se com j a conjugação dos verbos terminados em JAR:
    Viajar = espero que eles viajem
    Encorajar = para que eles se encorajem
    Enferrujar = que não se enferrujem as portas

    b) Escrevem-se com j as palavras derivadas de vocábulos terminados em JA:
    loja = lojista
    canja = canjica
    sarja = sarjeta
    gorja = gorjeta

    c) Escrevem com j as palavras de origem tupi-guarani.
    Jiló
    Jibóia
    Jirau

    Grupo 06
    a) Escrevem-se com g as palavras terminadas em ÁGIO, ÉGIO, ÍGIO, ÓGIO, ÚGIO:
    pedágio
    sacrilégio
    prestígio
    relógio
    refúgio

    b) Escrevem-se com g os substantivos terminados em GEM:
    a viagem
    a coragem
    a ferrugem

  • Exceções: pajem, lambujemc) Palavras iniciadas por ME serão escritas com x:
    Mexerica
    México
    Mexilhão
    Mexer

  • Exceção: mecha de cabelosd) As palavras iniciadas por EN serão escritas com x, a não ser que provenham de vocábulos iniciados por ch:
    Enxada
    Enxerto
    Enxurrada
    Encher – provém de cheio
    Enchumaçar – provém de chumaçoe) Usa-s x após ditongo:
    ameixa
    caixa
    peixe

  • Exceções: recauchutar, guache